PÓS-OPERATÓRIO DE LIGAMENTO CRUZADO DO JOELHO
O ligamento cruzado anterior é o ligamento do joelho com maior número de lesões no futebol. Isto acontece, porque este ligamento serve para evitar movimentos extremos de rotação e valgo (joelho forçado a fazer um X). Com a proliferação da prática de futebol society, que é um piso mais duro, que prende mais a chuteira, não é incomum se observar algum “jogador” sair carregado todas as noites, vítima de torsão no joelho.
A cirurgia do ligamento cruzado anterior é atualmente uma das mais comuns no meio esportivo. A lesão ocorre por várias causas, mas, geralmente, podemos citar três principais motivos:
- Falha no aquecimento
- Fadiga muscular
- Movimento anômalo, não natural, como no caso de George ST. Pierre, lutador de UFC, que ficou 11 meses afastado por lesão do ligamento cruzado anterior e retorna em novembro
A lesão do ligamento cruzado anterior leva a uma sensação de joelho frouxo e instável, que impede de jogar futebol, mas, principalmente, vai causando uma atrofia no joelho. Segundo relato de pacientes, é comum ouvir que “meu joelho está instável”, “meu joelho atrofiou, o que faço”. Quando tiver uma torção do joelho e ele inchar, há grande chance de ter ocorrido uma lesão de ligamento, não obrigatoriamente do ligamento cruzado, mas é importante que seja investigado, pois quanto mais tempo demora para ver o que aconteceu, fica mais difícil recuperar a condição muscular e retornar aos esportes.
O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior é quase sempre cirúrgico, pois sem este ligamento o joelho “perde o eixo”. Imagine-se tentando correr sobre um chão ensaboado e tentando mudar de direção. É mais ou menos isto que sente a pessoa logo após uma lesão deste ligamento.
A cirurgia a ser realizada é por artroscopia e permite retorno para a prática esportiva em 95% dos casos, no mesmo nível que tinha antes de machucar o joelho. Realizada por especialista e, tão importante quanto a cirurgia, é o acompanhamento, a fisioterapia e a musculação, pois o processo de reabilitação leva 6 meses, mas com 15 dias já é possível dirigir carro e caminhar.
A cirurgia do ligamento cruzado anterior tem uma fase inicial mais lenta, que exige repouso para permitir a cicatrização, mas o avanço das técnicas de cirurgia e fisioterapia tem conseguido fazer com que a pessoa possa voltar a jogar bola, ou outra atividade, a partir de 6 meses.
Durante a recuperação da lesão do ligamento cruzado anterior existe uma fase de reforço muscular, que é fundamental para a fase de retorno ao esporte.
É altamente recomendado a realização de um teste isocinético antes de voltar a praticar atividades físicas, como futebol ou vôlei.
FONTE: http://institutodoatleta.com.br
— 17 de outubro de 2016