O tratamento fisioterapêutico tem como objetivos da reabilitação:
-
Eliminar a dor
-
Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada
-
Realizar treinamento proprioceptivo, para ganho de segurança, confiança, força, agilidade e coordenação
-
Retornar o paciente à sua prática esportiva o mais rápido possível e com segurança, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão
-
Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos
-
Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas
-
Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema musculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento
O retorno à atividade esportiva será gradual e somente quando o paciente tiver condições fisiológicas para o exercício, não apresentando sintomas durante a reabilitação.
Prevenção de lesões em atletas
É muito discutido atualmente a prevenção das lesões nos atletas. Inúmeros são os investimentos nessa área. O trabalho preventivo de lesões vai desde a correção de exercícios de alongamento e flexibilidade, até exercícios de fortalecimento e preparo muscular.
Além disso, sabe-se que a causa de muitas lesões é o descaso com a prática e um treinamento exagerado. Para isso, deve-se controlar a intensidade dos treinamentos, realizando incrementos progressivos; os calçados devem ser adequados, compatíveis com a modalidade esportiva; é importantíssimo se atentar à dieta, que deve ser equilibrada e estar atento à hidratação antes, durante e após os treinamentos, com a reposição correta e balanceada dos eletrólitos, que são perdidos com a transpiração exagerada.